Ciências
Unidade Brigadeiro
Ciências Contábeis-EAD
CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE ATPS – Ciências Sociais
Carla Cardoso Garcia
RA: 6300185481
Joana Angélica Calmon Rocha
RA: 5545954442
Leonardo Batista Ribeiro
RA: 1299189327
Maria Helena Dorotea Martins da Silva
RA: 6300179740
Tutora Presencial: Cristina Rizzatti
São Paulo
Nov / 2012 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE A cultura forma-se a partir dos indivíduos e a sociedade em que vive o homem. O indivíduo é uma vida humana que nasce e se origina a partir de um grupo social. A sociedade constitui um grupo social, a qual antecede o indivíduo. Esse grupo social integrará o indivíduo e fará ser aceito em uma determinada comunidade.
A cultura não pode existir sem uma sociedade. Se não houvesse cultura não existiríamos como humanos, não poderíamos expressar nossa linguagem e nem teríamos noção de habilidade do pensamento ou raciocínio. Ela nos dá uma ideia de como vive um grupo social de pessoas, mostra a forma como se veste, os costumes, a vida familiar, as formas de trabalho e as cerimônias religiosas. Cada país tem uma forma de cultura. Os costumes e hábitos de viver de um japonês por exemplo, não é igual a um árabe, assim como também não é igual, a de um indiano.
A obra em questão trata-se da Sociologia do Conhecimento, investiga como o homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive.
O indivíduo passa a existir a partir da relação de contato com outro ser humano. Ele vive seguindo realidades objetivas, ou seja se você pega o ônibus todos os dias e encontram as mesmas pessoas dentro desse ônibus, você está vivendo uma realidade objetiva.
A nossa realidade cotidiana muda de acordo com o tempo e o espaço, o que acontece hoje não será necessariamente igual a amanhã.
Essa realidade objetiva é