Ciências
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS
SANDYANE MÍVIA DOS SANTOS MELO
MACEIÓ-AL
OUTUBRO/2012
1. O Planejamento de fármacos é o conjunto de processos efetuados para transformar a estrutura química de uma molécula a fim de conferir a mesma uma determinada atividade biológica. Estas são modificadas de forma pré-estabelecida permitindo ter suas propriedades tóxicas e farmacocinéticas parcialmente conhecidas. O desenvolvimento de fármacos consiste no estudo prévio das alterações celulares, bioquímicas e moleculares que desencadeiam determinadas doenças para posteriormente desenvolver moléculas que possam prevenir ou corrigir estas alterações.
2. A ética pode ser definida como o caráter, o modo de ser de cada pessoa. Esta visa explicar, compreender, justificar e criticar a moral da sociedade. O indivíduo define como bom ou ruim, a partir do seu julgamento, valores pré-estabelecidos pela sociedade. Tendo como moral o conjunto de costumes e normas impostos por determinada sociedade como valores absolutos, a ética é opinião particular quanto a moral estabelecida.
3. A ética é fundamental no desenvolvimento de pesquisas científicas. Esta permite a sociedade uma confiança plena na comunidade acadêmica, e em seus produtos de pesquisa. O código de Nuremberg formulado em 1947 estabeleceu pela primeira vez parâmetros para o pesquisador que permitissem a população uma maior segurança. Segundo Nuremberg, O dever e a responsabilidade de garantir a qualidade do consentimento repousam sobre o pesquisador que inicia ou dirige um experimento ou se compromete nele são deveres e responsabilidades pessoais que não podem ser delegados a outrem impunemente, 1947. O que significa que o pesquisador é responsável pelos participantes em sua pesquisa, garantindo que este tenha conhecimento dos possíveis riscos e danos a sua saúde. A omissão de falhas evidenciadas