Prevenção
Riscos na cozinha industrial
Índice
1 -Introdução
Segurança e saúde são imprescindíveis quando o propósito é manter o ambiente produtivo e higienizado.
Durante muito tempo, a maneira e as razões que levavam os trabalhadores adoecer ou muitas vezes morrer não eram irrelevantes mas com o passar do tempo esta situação alterou-se dando cada vez mais importancia à segurança e à prevenção de cada funcionario minimizando assim os riscos de acidente de trabalho.
A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de boa gestão e supervisão, aliadas a uma formação eficaz. A prevenção de acidentes é parte integrante da gestão de uma empresa bem-sucedida. A entidade patronal pode evitar a maior parte das lesões e das doenças no local de trabalho, se identificar e, subsequentemente, eliminar ou, pelo menos, minimizar os riscos no local de trabalho.
O objetivo de este trabalho é divulgar os possíveis riscos numa cozinha industrial tentado ajudar assim na sua prevenção.
2. Riscos
Existem vários tipos de riscos numa cozinha industrial e pode-se considerar um risco alguma situação ou o resultado de alguma ação que seja prejudicial para o ser humano. Os riscos podem agrupar-se em vários tipo sendo eles:
• 2.1- Riscos Ambientais
2.1.1-Riscos Químicos
• Riscos Biológicos
• Riscos Físicos
Esta classificação todavia se divide resultando assim uma visão mais pormenorizada.
2.1. Riscos Ambientais Agentes ambientais ou riscos ambientais são elementos ou substâncias presentes nos diversos ambientes humanos que quando encontrados acima dos limites de tolerância podem causar danos à saúde das pessoas.
Exemplo e imagem
2.1.1 – Riscos Químicos Riscos químicos são as substâncias ou produtos que podem afetar a saúde e podem penetrar no organismo pela via respiratória podendo ser poeiras, fumos névoas ou gases e vapores ou mesmo serem absorvidos através da pele ou por ingestão. Como prova de estes riscos temos os