ciências e normas técnicas - dissertativa
Em nossa vida, nos deparamos com situações que requerem nosso conhecimento para serem analisadas e resolvidas. Esse conhecimento é visto de duas maneiras que se distinguem pelo modo como foram obtidos, porém muitas vezes se complementam.
O primeiro deles é o conhecimento do senso comum, ou seja, baseado em sentidos e crenças, adquirido através da vida em sociedade, fruto das experiências do cotidiano ou daquilo que já se tornou evidente através da evolução. É uma consequência da necessidade do homem de resolver problemas de seu dia a dia de forma prática, se utilizando de uma linguagem vaga, uma vez que o contexto, as pessoas ou o grupo vão dar a real intenção e sentido ao que está querendo ser dito. Dizemos assim que o senso comum é um conhecimento espontâneo.
O segundo conhecimento é chamado de conhecimento científico. Ao contrário do senso comum, ele procura através do raciocínio objetivo a comprovação daquilo que os sentidos mostram. É adquirido por meio de investigações e descreve com exatidão como a realidade funciona e como ela se relaciona. Utiliza-se de critérios, métodos e técnicas somados a uma terminologia rigorosa em busca da aceitação e comprovação a partir de consistência lógica em suas afirmações. Em resumo, é um conhecimento completamente racional.
Ambos os conhecimentos tem seus pontos positivos e negativos, porém um ponto positivo em comum é o de se complementarem. O científico pode comprovar ou desmentir com métodos de pesquisa fatos ou acontecimentos baseados em testemunhos culturais, ou seja, senso comum se tornando assim, um continuação do outro.