ciências e educação 2
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2014-2)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho
QUESTÕES
AULA 1
1- Diferencie os três grupos de estudiosos, com relação à concepção de ciência, que assumem para pensar o caráter especial do conhecimento e da prática científica. (1,5)
Resposta:
Concepção dos estudiosos do Grupo A:
Dentre os estudiosos desse Grupo, podemos destacar os Filósofos, Historiadores e Sociólogos da Ciência que veem a Ciência como um conjunto de conhecimentos objetivos e neutros sobre a natureza, produzidos com base em regras e valores compartilhados por legítimos praticantes dessas atividades, igualmente neutros e interessados somente no progresso de sua disciplina: a comunidade científica.
Concepção dos estudiosos do Grupo B:
Pensam que a comunidade científica deve ser entendida a partir da natureza da sociedade em que ela se insere: uma sociedade capitalista. Para eles, a produção do conhecimento científico é considerada um caso especial da produção e distribuição capitalistas de mercadorias, tendo, assim, como objetivo, gerar um tipo de lucro: o crédito científico, que por sua vez, vem a ser um tipo diferente de capital, não monetário, acumulado sob a forma de autoridade/competência científica e que tem valor num mercado específico: o da produção do conhecimento científico.
Assim, os estudiosos do Grupo B discordam dos argumentos do Grupo A e afirmam que a noção de comunidade científica por eles defendida esconde, mais que lúcida, a dinâmica das práticas científicas nas sociedades modernas e, acrescentam, ainda, que como em todo mercado, a comunidade científica – produtora d um tipo particular de mercadoria – estaria sujeita aos interesses sociais, às regras do mercado, hoje globalizado, e