Ciências sociais
Taubaté – SP
2012
Introdução
Veremos a seguir, nessa ATPS de Ciências Sociais, a formação da concepção do entendimento da realidade social através da percepção do indivíduo, e como ela influencia a maneira como agimos com as pessoas.
Com base, nisso entenderemos melhor o conceito de indivíduo, grupo e sociedade, de forma a esclarecer os problemas que afetam a vida cotidiana tais como a desigualdade social, a pobreza e sobre a conscientização do indivíduo sobre seus deveres e direitos no âmbito da exploração trabalhista, a exploração do trabalho infantil e o consumismo exagerado alimentado pelo capitalismo. Abordaremos também, a exploração do meio ambiente, que vem sendo degradado a cada dia com maior intensidade e precisamos nos atentar a preservação para termos uma melhor qualidade de vida.
ETAPA 1
Com base no livro “ A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento.” de autoria de Peter Berger e Thomas Luckmann, podemos compreender sobre a formação da sociedade através do conhecimento do indivíduo. Esse conhecimento que pode ser definido como cultura, e que compreende ideias, valores, crenças, modo de se vestir, alimentação etc, e é passado de geração em geração, os indivíduos com base nesse conhecimento cultural e semelhante ao de outros indivíduos que o cercam se formam em grupos denominados sociedades.
A partir do momento em que viemos ao mundo, passamos a fazer parte de uma sociedade com determinados fatores que independem de nossos gostos e vontades, tais como: época em que nascemos, família que pertencemos, religião, cultura local e ambiente no qual vivemos, conforme vamos assimilando o que se passa ao nosso redor formamos o conhecimento da realidade. Essa realidade social pode ser vista através de várias percepções, pois depende de como o indivíduo interpreta o contexto social que o cerca.
Há também o afastamento da