Ciências Sociais
Isso acontece porque nas Ciências Sociais se trabalha muito com o discurso,com as ideias das pessoas. Então a quantificação da informação é possível - existem várias técnicas de análise do discurso que transformam as ideias em dados numéricos -, mas de forma diferente dasCiências da Vida e das Exatas. As Ciências Sociais também trabalham com pesquisas quantitativas e mesmo qualitativas que envolvem números. Mas esses números surgem de maneira diferente, muitas vezessubjetiva.
As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas têm como objeto de estudo tudo o que diz respeito às culturashumanas, sua história, suas realizações, seus modos de vida e seus comportamentos individuais e sociais. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seushábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles.
A divisão por áreas, no que diz respeito às Ciências Sociais e as Ciências Humanas, no entanto, é delicada. A Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entidade que normatiza a educação superior no Brasil, coloca no grupo de CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciência daInformação, Comunicação, Desenho Industrial, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento Rural e Urbano e Serviço Social, enquanto que nas CIÊNCIAS HUMANAS inclui Antropologia, Arqueologia, CiênciaPolítica, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia e Teologia. Essa divisão é recente e diferente da que é feita na maior parte das universidades.