Ciências sociais
Página 1 de 6
Injeção de Polímeros
Máquinas de injeção
Existem dois tipos de máquinas de injeção, a máquina a pistão (convencional) e a máquina com rosca-pistão. A seleção específica quanto ao tipo de equipamento de injeção a ser utilizado é determinada, basicamente, pelo trabalho que se deseja realizar. Cada tipo de unidade injetora e de fechamento tem suas vantagens e desvantagens, portanto, seus defensores e críticos.
MÁQUINA INJETORA
Constituição
As máquinas de injeção atualmente utilizadas nas industrias de transformação possuem as seguintes partes (Fig. 1):
mhtml:file://D:\Mat_TecMec\PP1\Injeção_Polímeros.mht
23/11/04
Injeção de Polímeros
Página 2 de 6
A - Base: É uma estrutura de forma retangular que, apoiada no piso, sustenta as demais partes da máquina, e contém os componentes do sistema hidráulico, como motor elétrico e reservatório de óleo hidráulico.
B - Conjunto injetor: É uma estrutura fundida formada pelos componentes responsáveis pela injeção. O conjunto de injeção pode ser:
1. Com êmbolo;
mhtml:file://D:\Mat_TecMec\PP1\Injeção_Polímeros.mht
23/11/04
Injeção de Polímeros
Página 3 de 6
2. Com plastificador;
3. Com pré-plastificador.
A injeção com rosca plastificadoraé feita por um êmbolo com duas funções: plastificar e homogeneizar o material, através de um movimento rotativo, e injetá-lo, posteriormente, através de um movimento retilíneo.
DADOS TÉCNICOS PARA INJEÇÃO
Secagem
O material deve apresentar baixo grau de umidade, mas dependendo do ambiente da estocagem e o local de trabalho apresentarem-se úmidos, poderá haver condensação na superfície dos grânulos do material a ser moldado, o que poderá resultar em "mica", manchas, escamas ou bolhas nas peças moldadas. Nestes casos, a secagem prévia é o procedimento recomendado. A secagem do polímero tem ainda a vantagem de pré-aquecer o material, fornecendo uma temperatura de plastificação mais uniforme. Essa