Gestante hiv pósitivo
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM 12/2010
GESTANTE HIV POSITIVO
ORIENTADORA: Juliana Aguiar Moraes
ALUNAS: Amanda Rosa Paulino Joyce Anjos dos Santos
1.OBJETIVO/JUSTIFICATIVA presente trabalho visa orientar os profissionais da saúde sobre a importância do conhecimento e dos cuidados de enfermagem,relacionados às gestantes com HIV
O
2.DESENVOLVIMENTO
Após
a identificação da AIDS em 1981 a epidemia cresceu rapidamente as mulheres portadoras eram poucas. No Brasil a maior atenção é no cuidado das mulheres, principalmente no que se refere ao treinamento dos profissionais da saúde, quando a medicação injetável foi disponibilizada. HIV é o causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo.
ser transmitido de várias formas. É um vírus que não sobrevive fora da célula, em contato com o ar. O tratamento de gestantes e seus bebês cresceu 11,37%. Estima-se total de 13.472 gestantes HIV positiva por ano.
Pode
3.HIV X GESTAÇÃO
Ao
descobrir que são portadoras do HIV se sentem decepcionadas com a frieza de alguns profissionais. A infecção pelo HIV traz conseqüências, tanto físicas e emocionais para a gestante. Quando descoberto durante a gestação, a paciente pode não querer aceitar, e se nega submeter ao tratamento e até omiti o problema.
outro lado a casos em que a gestação foi desejada, apesar da mãe ser portadora do vírus. Estudos alertam que é possível a gestação acelerar o desenvolvimento do HIV. Sistema imune é afetado pelas alterações fisiológicas da gravidez, seguida por um aumento no período peri-natal. A infecção pelo HIV na gestação pode ou não estar relacionadas ao aumento de abortos espontâneos ou induzir o trabalho de parto prematuro ou retardo.
Por
Essas
complicações pode estar relacionado também ao uso de drogas ilícitas. Momento exato em que a infecção pelo HIV ocorre no feto não é conhecida, mas pode ocorrer pela