Ciências Sociais
Instituições sociais e as influências da globalização
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social.
Fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações : música, teatro, arquitetura, mitos, hábitos alimentares, etc..
O conceito de cultura é bastante complexo. Mas, em linhas gerais, podemos dizer que cultura é como uma sociedade , ou grupo se organiza como ele é constuído a partir das relações sociais. Ela só existe porque existem grupos e pessoas que constroem um conjunto de conhecimento, ideias, tradições,etc..
A cultura não é uniforme, o que temos é uma cultura dominante, como por exemplo a questão do consumismo que nada mais é do que um valor imposto pela cultura de uma sociedade capitalista.
Através da historia particular e social de vida de cada pessoa, ela passa a ser um porta voz do grupo cultural em que está inserido. “ O jeito que eu penso é o espelho da cultura que pertenço .”
O objetivo da cultura é a transformação e a autonomia dos grupos visando sempre a busca de ter uma qualidade de vida melhor.
Vivemos na era da globalização, está é o grande chavão de nosso tempo, uma discussão que estão na moda, onde opiniões se divergem.
A concentração do capital e o crescente abismo entre os ricos e pobres e o crescimento do desemprego e da pobreza são os principais problemas sociais da globalização .
É evidente que essa situação tem efeitos sobre a cultura da humanidade, especialmente nos países mais pobres, onde os contrastes sociais são ainda mais perceptíveis. Isso tudo, consequentemente, gera conformidade e adaptação.
Fazemos parte de uma sociedade que desenvolve a competividade entre os seus; cada um se vê como adversário dos outros e luta para manter seu lugar no mercado de trabalho. Paralelamente nos países