Ciências Sociais Aplicadas
O comportamento do homem depende de um aprendizado, que pode ser chamado também de socialização. Pessoas com características diferentes têm comportamentos diferentes, não por genética ou ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada. Pode-se concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é o resultado do meio em que foi socializado.
2- Como Tylor, explique a diversidade cultural.
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre as pessoas, como linguagem, danças, vestuário e tradições. Diversidade é um termo que diz respeito a variedade e convivência de ideais, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto ou ambiente.
3- Como Kroeber explica o comportamento e a herança genética.
A herança genética ignora ações e pensamentos, todos os atos humanos dependem do processo de aprendizado, o homem criou o seu próprio processo evolutivo. Nenhum outro animal conseguiu ter toda a Terra como seu habitat. Superando o orgânico, o homem libertou-se da natureza. Ao adquirir cultura o homem perdeu a propriedade animal, não querendo mais repetir os atos de seus antepassados. A cultura mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações.
4- Cite exemplo de processo de uma espécie de animal.
Um jovem lobo, separado de seus semelhantes no momento do nascimento, saberá uivar quando necessário, saberá distinguir entre muitos odores, o cheiro de uma fêmea no cio e distinguir as espécies amistosas ou adversárias.
5 – “ Cultura é um sistema de símbolos e significados”. Explique.
A informação que orienta grande parte da sociedade é a simbólica. Os homens criam códigos que orientam seus comportamentos e a organização social. Esses sistemas de símbolos são usados para organizar-se