Ciências Políticas
1) Com qual sentimento o governo monárquico de relaciona?
Segundo Montesquieu o governo monárquico se relaciona com sentimento humano, sentimento este instável, volátil e inconstante. Tendo como base um só homem, que busca a todo custo justificar o seu poder pela honra.
2) Explique a teoria da separação de poderes:
A teoria da separação de poderes foi concebida para assegurar a liberdades dos indivíduos, mais tarde essa teoria foi desenvolvida e adaptada a novas concepções, objetivando também o aumento da eficiência do Estado, pela distribuição de suas atribuições entre órgãos especializados. Diante disso, surgiram os três poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
3) O que era o estado na concepção de Hobbes?
Na concepção de Thomas Hobbes o Estado está num contrato, os homens viveriam naturalmente num estado de natureza, ou seja, sem poder e ser organização, e que só surgiria depois de um pacto entre eles, estabelecendo regras de convívio social e de subordinação política.
4) Como se define o estado moderno?
O estado moderno surgiu por volta do século XV, se caracterizando pelas alterações na estrutura política e administrativa que existia até então.
O estado moderno possui quatro elementos constituintes essenciais,a soberania, o território, o povo e a finalidade. Diante disso, o estado moderno pode ser definido como uma organização administrativa impessoal, no qual ocupa um território definido, onde normalmente a lei máxima é uma constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
5) Maquiavel nunca disse a famosa frase: “Os fins justificam os meios”, entretanto, a celebre frase foi atribuída a ele. Por quê?
A frase “Os fins justificam os meios” foi atribuída a Maquiavel por representar o pensamento Maquiavélico. Isso porque de acordo com essa frase não importa o meio, desde que seu objetivo possa ser alcançado.
6) O que é eficiência política segundo