Ciências políticas
Após Guerra, duas super Potências EUA e ERSS entraram em confronto até a desagregação da URSS no fim do período. É também o período que consolida a industrialização do Brasil.
Podemos ver essa fase em três momentos:
O Primeiro momento corresponde a quarta formação que é de pluralismo de partidos, onde os autores chamam de república liberal. (1945-1965)
O Segundo momento corresponde à quinta formação partidária é o que Afonso Arinos chama de Bipartidarismo Artificial, que é a quinta república. (1965-1979)
E o Terceiro momento é o início da sexta formação partidária. Passando pela Nova República a partir de 1979.
Patriarcalismo e Caudilhismo:
Os dois fenômenos, patriarcalismo eleitoral próprio do mundo rural, e Caudilhismo eleitoral próprio do mundo urbano têm similitudes embora o eleitorado urbano seja suscetível à demagogia populista e socializante.
A burguesia o adota por debilidade em assumir diretamente o comando do Estado e de legitimar o sistema de dominação social: por isso usam os seus intermediários. As massas populares o adotam por necessidade de acensão social possibilitada pela industrialização e urbanização.
A classificação de Afonso Arinos trazia implícita a perspectiva americana da guerra fria e da UDN no sentido de isolar e excluir o comunismo do conceito nacional de democracia e não de absorve-lo numa conveniência democrática como em vários países europeus, etc.
Características dos partidos:
PSD:
Afonso Arinos caracteriza o PSD, como partido governista, oficializa, de base rural, conservador no sentido político administrativo e no sentido social.
UDN:
Assim para Afonso Arinos a UDN é herdeira das tradições liberais, é o partido dos intelectuais liberais e progressistas, tem uma ala direita composta de elementos de alta burguesia, latifundiários, industriais e grandes proprietários, tem a cabeça na intelectualidade urbana e o corpo no eleitorado