Ciências Moleculares
R:. A evolução se refere a modificações que os seres vivos experimentaram, e ainda experimentam ao longo do tempo. Segundo as pesquisas as espécies existentes hoje na Terra são resultados de um longo processo de mudanças ocorridas em seus ancestrais, mudanças que alteraram os seus organismos, permitindo-lhes não só adaptar-se aos ambientes em que viveram como sobreviver e dar origem a novas gerações.
6. Como as condições da terra primitiva deram origem a vida na terra?
R:. Com o intenso ciclo de chuvas e tempestades houve um resfriamento e aquecimento da terra, com essas reações químicas formou-se os primeiros compostos, e estes compostos eram arrastados para o oceano, formando assim o “oceano primitivo”. Uma evolução química conduzia á formação de moléculas orgânicas mais complexas, e essas moléculas conseguiam se auto-duplicar e fazer metabolismo. Quando essas moléculas se agrupavam e se isolavam do meio (sistema isolado), foi que se passou a ter vida na Terra.
7. De acordo com as hipóteses autotrófica e heterotrófica, comente quais organismos surgiram primeiro e justifique:
R:. Alguns cientistas acreditam que os primeiros seres vivos, que se alimentavam das próprias substâncias orgânicas que lhe propiciavam formação, eram seres heterótrofos, pois não conseguiam produzir seu próprio alimento. Eram seres muito simples, viviam em um ambiente aquático rico em substancias nutritivas. E esses seres eram procariontes, anaeróbicos e realizavam fermentação.
8. Qual a importância do O2 para a evolução dos organismos?
R:. Com a existência do oxigênio, foi possível a sobrevivência de seres que desenvolveram reações metabólicas complexas, capazes de utilizar esse gás na degradação do alimento. Surgiram, então, os primeiros seres aeróbios, que realizam a respiração. Por meio da respiração, o alimento, especialmente o açúcar glicose, é degradado em gás carbônico e água, liberando muito mais energia para a realização das