Ciencias molecular
Na determinação da composição lipídica, os lipídios são inicialmente extraídos dos tecidos com solventes orgânicos e separados por cromatografia de camada delgada, gás-líquido ou HPLC.
Fosfolipases específicas para uma das ligações em um fosfolipídio podem ser usadas para gerar compostos mais simples para análises subseqüentes
Lipídios individuais são identificados por seu comportamento cromatográfico, sua susceptibilidade à hidrólise por enzimas específicas ou por espectrometria de massa
Características Gerais
São insolúveis em água
Suas principais funções são o armazenamento de energia e a constituição das membranas celulares
Outras funções incluem:
cofatores enzimáticos, carreadores de elétrons, pigmentos absorvedores de luz, âncoras hidrofóbicas para proteínas,
“acompanhantes” que ajudam no dobramento das proteínas das membranas, agentes emulsificantes no trato digestivo, hormônios, e mensageiros intracelulares.
Divisão dos Lipídios
1. Lipídios de Armazenamento
Ácidos Graxos: Também conhecidos como ácidos gordos, são estruturas que fazem parte dos lipídeos. São estes componentes responsáveis pela obtenção de energia no metabolismo dos lipídeos ao entrarem na mitocôndria no ciclo da Beta-oxidação.
Sua estrutura é a união de uma longa cadeia de carbonos ligados a um grupo carboxílico. Os átomos da cadeia de carbono podem ou não conter ligações duplas entre alguns elementos, que indica se a cadeia é ou não saturada ou insaturada. O grupo carboxila constitui a região polar da molécula, e a cadeia carbônica a parte apolar.
1-Ácidos graxos de cadeia saturada
São aqueles que possuem somente ligações simples na cadeia carbonada, não existem ligações duplas.
2-Ácidos graxos de cadeia insaturada
São aqueles que possuem pelo menos uma ligação dupla entre os carbonos da cadeia carbonada. Essa ligação quase sempre é do tipo CIS.
Curiosidade: As gorduras TRANS são criadas pela hidrogenação