Mecanica dos solos
Ensaio de análise granulométrica por peneiramento
Objetivo:
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio. Aparelhagem:
Os principais equipamentos e utensílios utilizados são:
- balança
- recipiente plástico
- Bandeja
- Escova com cerdas metálicas
- Capsulas
- Pincel para limpar peneira.
- Peneiras (1 pol, ¾ pol, ½ pol, 3/8 pol. N° 4, n°10 para solos grossos) e (n° 40,n° 80, n°200 para solos finos)
Desenvolvimento :
1° passo: Depois de preparada, passamos a amostra pela peneira n°10-2mm. O que ficou retido deveremos lavar na peneira de 2mm com a finalidade de retirar o excesso do material . Depois de lavado, colocamos a amostra retida numa capsula
2 passo: Separamos 10% do que passou pela peneira n°10 e passamos na peneira de n°200, além disso, preparamos duas amostras com 50g cada.
3 passo: O que ficou retido na peneira n° 200 nós lavamos a fim de retirar o solo fino, e, por fim, colocamos em uma capsula.
4 passo: Levamos todas as capsulas pra estufa a fim de retirar totalmente a umidade.
Procedimento Experimental:
5 passo: Depois de 24h na estufa, retiramos as capsulas já secas.
6 passo: Pegamos uma das capsula e despejamos o seu material na torre de peneiras para solos grossos (1 pol, ¾ pol, ½ pol, 3/8 pol. N° 4, n°10)
7 passo: Em seguida, pegamos a capsula com o solo mais fino e depositamos seu material na torre para solos finos (n° 40,n° 80, n°200)
8 passo: pesamos o material retido em cada peneira de ambas as torres.
Resultados:
A partir dos valores calculados traça-se a curva de distribuição granulométrica, marcando-se no eixo das abcissas, em escala logarítmica, os “diâmetros” das partículas e no eixo das ordenadas, em escala natural, os percentuais das partículas menores do que os diâmetros