Ciências Do Ambiente
Tantos os ônibus públicos quanto os fretados em São Paulo, por onde passam deixam uma quantidade preocupante de gases poluentes, gases estes que fazem mal tanto para a população quanto para o meio ambiente.
Apesar disso todos os ônibus da capital passam por revisões anuais, no primeiro semestre, por exemplo (em 2013), a SPTrans revistou inspecionou 5.930 veículos e 296 destes foram reprovados (ou seja 5%), o que nos leva a pensar o quanto em maior escala os ônibus podem estar poluindo ainda mais que o normal, isso porque a sua fonte de combustível, o diesel, também é altamente poluente.
O que mais preocupa não é só o fato dos ônibus poluírem mais que o normal e sim que o uso destes chega a ser de 14 há 16 horas por dia, ou seja, além de serem um dos principais veículos que causam a poluição atmosférica, também são utilizados frequentemente com curtos espaços de tempo.
Para reverter esta situação alarmante, uma reportagem recente de janeiro deste ano (2015) revela que ônibus movidos a biometano estão sendo mandados também para São Paulo, combustível este que poluirá 70% menos que o diesel tradicional, além disto o novo combustível será 56% menor.
Vantagens de se usar Ônibus em São Paulo
Importante ressaltar que, o ônibus é ainda o principal meio de transporte de massa utilizado pelos cidadãos de toda a grande São Paulo.
Além de possuir fácil acesso, este consegue transportar diversos passageiros de uma só vez, reduzindo consideravelmente o trânsito, por exemplo, se um ônibus possui a capacidade para transportar 40 passageiros e que hoje em dia em média uma família de 4 há 5 pessoas tem no mínimo 1 carro, podemos relevar então que a cada ônibus, estaríamos tirando de 10 há 8 carros das ruas.
Além de fácil acesso, os ônibus possuem incontáveis rotas, trazendo de certa forma um conforto para o passageiro, que sabe que chegará ao seu destino qualquer que seja este.
O problema é o abuso com relação ao número de passageiros dentro deste