Ciências do Ambiente
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra (Suíça) e tem como propósito desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países. A ISO 14001 brasileira foi elaborada pela Comissão de Estudo de Gestão Ambiental e pertence à família de normas ISO 14000, que dita os parâmetros e conceitos desta família.
Esta norma possui diretrizes básicas para se desenvolver um sistema de Gestão Ambiental. Este sistema é um processo que visa resolver, suavizar ou prevenir problemas ambientais, onde uma das metas principais é contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Esta norma pode ser aplicada às organizações que querem:
Estabelecer ou aprimorar um sistema de gestão ambiental;
Verificar e assegurar conformidade de seu sistema com a norma;
Fazer autoavaliação;
Obter uma certificação de seu sistema de gestão ambiental.
Para a maior parte das empresas, obter a certificação da ISO 14001 é suficiente para demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis.
Importância da Norma
A Empresa Duratex S.A. possui um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO 14001. Assim como a Duratex, muitas empresas percebem a importância da sua contribuição para um desenvolvimento sustentável. Isso porque pesquisas científicas tem mostrado que as atividades humanas influenciam nas mudanças globais no meio ambiente, as quais estão se tornando cada vez mais drásticas. E neste caso as empresas tem uma parcela grande, por exemplo, em emissões de resíduos tóxicos e desmatamento em grande escala. É por isso que a norma ISO 14001 especifica os requisitos de um sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização (empresa, corporação, empreendimento ou instituição que tenha funções e administração próprias) desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. Além dos benefícios que um Sistema de Gestão Ambiental proporciona ao meio ambiente, a