Ciências da informação
Por biblioteca digital podemos entender a virtualização da biblioteca tradicional, ou seja a colecção de serviços e objectos de informação, a sua organização, estrutura, apresentação e interacção com os utilizadores através dos meios electrónicos. Esta interacção permite várias adendas o que acaba por enriquecer o original. Também a pesquisa, na biblioteca digital, permite a ligação a outros conteúdos – “ligações hipertextuais” – (links que nos transportam para outros textos, ambientes, etc.). A biblioteca digital permite pois, o acesso remoto (à distância) através de um computador ligado em rede e permite também a utilização em simultâneo, por vários utilizadores, do mesmo documento. Como características comuns às diferentes definições de biblioteca digital, podemos apontar a tecnologia avançada que este tipo de bibliotecas exige, as ligações com os serviços de informação (perceptíveis ao utilizador), assim como os documentos ou fontes de informação que não se limitam ao formato em papel. Podemos pois resumir estas características em 3 grupos, as colecções, as tecnologias e as tarefas.
As colecções (documentos) são fixos e permanentes nas bibliotecas tradicionais, ou seja existem fisicamente. Nas bibliotecas digitais o documento encontra-se digitalizado, é fluido (muda com o tempo) e transiente (curta duração), quer isto então dizer que o documento permite interacções que lhe modificam o conteúdo e a pertinência.
Em relação às tecnologias as bibliotecas digitais não podem estar dissociadas das bibliotecas tradicionais, pelo contrário, elas completam-se. Enquanto as