Redes sociais
1. Introdução
No mundo atual, as redes sociais estão em grande expansão.
As pessoas estão buscando cada vez mais conhecimento sobre computação, assim acabam se interligando com as grandes redes sociais presentes na internet.
Essa questão será analisada ao longo deste estudo. 2.
Redes Sociais na Internet
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e disponibilidade de contatos, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das ideias a serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.
As plataformas são os sites ou portais aos quais temos acesso a Rede Social.
As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social (o valor que os indivíduos obtêm da rede social).
As principais redes sociais na internet são:
Orkut – surgimento em 2004, participantes da rede em 2010: 120 milhões de usuários. Afiliado ao Google, é a rede social com maior número de membros no Brasil.
Facebook – surgimento em 2004, participantes da rede em 2010: 500 milhões de usuários no mundo. É a maior rede social do mundo.
Twitter – surgimento em 2006, participantes da rede em 2009: 90 milhões de usuários no mundo.