Ciências contábeis
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANTÔNIO DA SILVA PARANHOS
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Feira de Santana – BA. 2011
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
3º SEMESTRE
TEMA: PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL
Conceitualmente Custo Histórico se dá como o mais usual da contabilidade, presumido constantemente como sendo o mesmo sinônimo da avaliação contábil. É aquele que representa o valor pelo qual um elemento do ativo foi adquirido, ou produzido, sem que nenhuma atenção fosse dada à variação da capacidade aquisitiva da moeda entre a data de aquisição/produção e outra qualquer.
Não considera a variação de preço específico dos ativos estocados. Nesse pensamento, o lucro tem origem pela diferença observada entre as receitas e as despesas, não levando em conta a época de formação do referido estoque. Caso venha ocorrer variações e flutuações gerais e específicos de preços não serão relevantes para tomada de decisão.
No Custo Histórico Corrigido será enfatizado exclusivamente com a restauração dos custos históricos. Serão restabelecidos baseados nos custos incorridos em operações anteriores em termos de um poder aquisitivo da moeda de uma data determinada. As correções poderão ocorrer pelos diversos custos de datas diferentes em termos de uma moeda de capacidade aquisitiva de uma outra data qualquer.
Esse conceito não traz nada de novo em relação a Contabilidade Tradicional a exemplo do que fazem o custo corrente e o custo corrente corrigido. Dessa forma, as economias de custos realizadas e os ganhos de capital não realizados, que revelam de forma antecipada o ganho ou perda pela manutenção de ativos, não aparecerão na demonstração. Por esta teoria o lucro será definido pela diferença entre as receitas e as despesas acrescendo ou decrescendo os ganhos ou perdas com itens monetários. Serão mensurados somente os lucros e prejuízos já apresentados no decorrer do exercício. O Custo