Ciências contábeis
Para conceituar a contabilidade faremos a junção de definições do professor Francisco D’Áuria e hendriksen. Para D’Áuria “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registros relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
Para Hendriksen “a contabilidade é um processo de comunição de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”. Antes de tudo devemos lembrar que aquele era ligado à escola patrimonialista, a qual estuda a contabilidade com enfoque no patrimônio das entidades e este teve influência da escola norte-americana, pois a escola norte-americana trata a contabilidade como um processo de informação. O objeto da contabilidade é o patrimônio, ou seja, fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do mesmo e as variações patrimoniais, já o objetivo da contabilidade é Analisar, Mensurara, Registrar e controlar o “patrimônio"; fornecendo constantemente informações sobre o “patrimônio” aos seus usuários.
Sobre a Escrituração Contábil registra todas as movimentações que venham a ocorrer na empresa, seguindo o método das partidas dobradas ou método Veneziano descrito pelo frei Luca Pacioli que consiste no registro deste método, que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados. Resumindo:
NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES.
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1718124-m%C3%A9todo-das-partidas-dobradas-contabilidade/#ixzz1sg5CPQSc – acessado em 21.04.2012
O Plano de Contas é o principal instrumento de controle para a empresa tanto econômico-financeiro e patrimonial. Facilitando o fornecimento de informações