Ciência e religião: a essência e conhecimentos científicos
1 INTRODUÇÃO 7
2 RELIGIÃO 7
3 CONHECIMENTO CIENTÍFICO 8
4 RELAÇÃO ENTRE A RELIGIÃO E A CIÊNCIA 9
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFÊRENCIA 11
CIÊNCIA E RELIGIÃO:
A ESSÊNCIA E CONHECIMENTOS CIENTÍFICO
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar o tema religião, que diante do que vivemos se tornou um assunto que gera debate e polemica. Falaremos sobre a estrutura organizacional, doutrinas, seitas, cultos religiosos e tipos de religião bem como os benefícios que a mesma proporciona.
2 RELIGIÃO
“A religião é uma das atividades mais universais conhecidas pela humanidade, sendo praticada por todas as culturas desde o início dos tempos. Por exemplo, as africanas, onde teve como seu fundador Kam, um dos filhos de Noé.” (MARCONI; LAKATOS, 2007, p.79). Muitos pesquisadores religiosos tentaram definir religião, buscando uma fórmula que se adequasse a todos os tipos de crenças e atividades religiosas. Existe, porém o risco nessa tentativa, já que a mesma parte do pressuposto de que todas as religiões podem ser comparadas. Muitos crentes discordam nesse ponto, pois acreditam que sua fé se distingue das demais, sendo a única verdadeira, ao passo que todas as outras não passam de ilusão, ou na melhor das hipóteses são incompletas. Há também pesquisadores cuja opinião é que o único método construtivo de estudar as religiões e considerar cada uma em seu próprio contexto histórico e cultural. Cada pesquisador busca interpretar as semelhanças de maneiras diferentes, fazendo comparações a fim de descobrir o que caracteriza o conceito de religião em si, entrando assim em cena, as definições. (GAARDER; HELLEM; NOTAKER, 2000).
A religião sempre teve um aspecto intelectual. O crente tem ideias bem definidas sobre como a humanidade e o mundo vieram a existir, sobre a divindade e o sentido da vida. Esse e o repertorio de ideias da religião, que se expressa por meio de cerimônias religiosas (ritos) e