Resenha sobre o enigma da religião
2288 palavras
10 páginas
INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo retratar sob forma de uma produção textual uma parte da obra: O Enigma da Religião do autor Rubem Braga. O texto fala sobre a religião, sua conceituação, algumas fases vivenciadas, o espaço que a religiosidade ocupou mediante os avanços tecnológicos e sua contraposição aos dogmas científicos. É de extrema importância essa análise visto que apesar de inúmeras reviravoltas como a quase certa morte de Deus, ainda hoje a religião, se faz presente na realidade social humana sendo amplamente observada não só nas suas formas institucionalizadas, mas como meio estimulador de esperanças, dotada de uma fé inexplicável que torna o mundo um local melhor para se viver. O que é a religião? Esse é o principal questionamento de Rubem Braga. Vivemos num mundo de frustrações, rotinas e decepções com isso a religião vem para nos ajudar nessa caminhada? Ou como pregavam os cientistas, ela veio como um trauma, uma psicose a ser vencida?
Desenvolvimento 1. Do paraíso ao deserto
Reflexões autobiográficas O texto de Rubem Braga tem como tema principal a religião, a qual é retratada pelo autor de diversas formas ao longo de sua obra. Primeiramente, uma análise a cerca da realidade humana é feita e nela observa-se uma maneira que a religião pode ser vista:
“A religião é a memória de uma unidade perdida e a nostalgia por um futuro de reconciliação. Por isto a religião pressupõe sempre, sob as camadas superficiais de felicidade e a paz que ela proclama, um eu irreconciliado com o seu destino”. (P.9) O paraíso, para Rubem Alves é a cidade do interior,onde ele nasceu. Lá, ele considerava as pessoas da família e amigos como “outros relevantes”; mas chegando ao deserto – cidade urbana – surgem as “anomias” e a perca de direção fazendo com que esses “outros relevantes” permaneçam como “outros”, mas não mais como relevantes. Com isso é notório que o homem como um ser dotado de