Tecnologia da informação
Primeiramente, escolhi cursar Tecnologia da Informação, pois trabalho em uma empresa pública que necessita de profissionais qualificados, assim sendo pretendo me ingressar na área. Hoje em dia, a Tecnologia de informação pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Sendo a informação um patrimônio, um bem que acrescenta valor e dá sentido às atividades, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira correta, ou seja, é preciso utilizar meios que façam das informações um diferencial. Também, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, isto é, que permitam transformar as informações em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possível.
A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar a melhor maneira de utilizar as informações. Tudo depende do ramo de negócios e atividades da empresa. As escolhas tem que ser acertadas. Para evitar desperdício de dinheiro e tempo dos funcionários.
Por exemplo: se uma empresa compra máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários. Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores com vídeo integrado simples à placa-mãe (onboard) e monitor de 15 polegadas para profissionais que trabalham com Autocad. Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 19 polegadas. Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão