Ciência e Política
INTRODUÇÃO
Compreender a sociologia segundo os ensinamentos de Max Weber, a relação existenteentre a Ciência como vocação e a Política como vocação. Despertando assim, ointeresse do leitor pela obra do sociólogo.
Obtendo com isso, os esclarecimentos das diferenças entre o sociólogo quanto a Ciência, bem como diferençar a Política da Ciência. Compreender a definição do Estado, da Política, e o papel do homem em adquirir oDireito, a paixão e o sentimento de responsabilidade e senso de proporção.
Obter informações com respeito ao ensino do professor e suas responsabilidades paracom o aluno.
E por fim a contribuição da ciência para a vida prática e pessoal.
MAX WEBER
(1864 - 1930)
Sua família definia-se pelo protestantismo. Os antepassados de seu pai foram refugiadosluteranos do Império Austríaco que se instalaram em Bielefeld e se tornaramimportantes comerciantes de tecidos. A família maternal remontava a Wilhelm VonWallenstein, alemão que servira nos exércitos do grande Gustavo Adolfo, "Leão do Norte e Baluarte da Fé Protestante". Os Wallensteins - nome que em sueco se pronunciaFallenstein - tornaram-se intelectuais sue generis: mestres-escolas ou o que na Escóciateria o nome de dominies. Um deles entregou-se à bebida (o que parecia ser comum dosdominies) e abandonou sua esposa huguenote. Seu filho, G. F. Fallenstein, sofreu um período de perturbação mental, depois se tornou apóstolo do nacionalismo eromantismo e do retorno às tradições populares alemães; após ter combatido contra Napoleão, alistou-se na polícia militar durante a ocupação de Paris em 1815 e, no ano seguinte, estava exercendo um cargo burocrático em Dusseldorf. Max Weber passoumais três anos numa posição secundária de advocacia em Berlim, preparando sua tesede doutorado e voltando a Estrasburgo como oficial da reserva por um breve período (também serviu em Posen nessa qualidade).
Doutorou-se como uma tese sobre a História dos Empórios Medievais, em 1889.