Ciência e Economia Política
Produz-se aqui uma grande inversão: o homem, que devia ser senhor soberano do seu produto, passa a ser comandado e dirigido pro aquilo que produziu. As leis do mercado fazem o homem sucumbir a forças hostis que o arrastam a um destino inumano de crises, guerras e desemprego.
Assim, se por um lado a mercadoria se "humaniza", o próprio homem se desumaniza", se reifica (res, em latim, significa, "coisa"). o ser humano se aliena ao trabalho como máquina.
Simples: fetiche da mercadoria: é uma coisa que você vê mas não vê...estranho né...mas é assim mesmo. A mercadoria esconde toda a exploração do trabalho, esconde as relações sociais que estão nela, esconde o trabalho não pago - mais valia, o que você vê numa mercadoria? apenas o produto, não vê a exploração.
_____________________________________________
Comprador compulsivo Caracterizado por especialistas como uma espécie de vício, a compra compulsiva é gerada por um desejo irresistível de comprar, uma tensão crescente que só passa após a aquisição de alguma coisa.
Comprador impulsivo Menos grave, mas não menos importante, a compra impulsiva acontece como o próprio nome diz: por impulso.
"A pessoa sai para caminhar num dia qualquer e, por impulso, compra um carro", exemplifica Vera Rita.
A compra compulsiva em geral está associada a outros distúrbios como depressão, abuso e dependência de álcool ou outras drogas, transtornos de ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Muitas pessoas com sintomas depressivos ou depressão propriamente dita, associam compras com melhora no