ciência política
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bacharelado em Administração Pública
Letícia Oliveira Assumpção
Rio de Janeiro
Abril/2014
A última frase da seção I do Manifesto ("Burgueses e Proletários", p. 7-27) afirma: "A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis".
Explique a frase acima, abordando os seguintes pontos:
- a relação entre o desenvolvimento dos meios de produção e as formas de dominação;
- o caráter revolucionário da burguesia;
- a posição dos trabalhadores na sociedade burguesa.
Para compreendermos e explicarmos a frase acima é preciso entender que os meios de produção pertenciam aos burgueses, que eram os donos das fábricas. Aqueles, que não detinham meios de produção, os proletários, precisavam vender sua força de trabalho em troca de suas remunerações e dessa forma garantir sua sobrevivência. Assim, a burguesia com sua característica revolucionária, se firmava como novo modo de organização e pode ser entendida como o caráter revolucionário do próprio capitalismo. Na busca pela manutenção do poder econômico, o que se tem é uma constante inovação tecnológica e uma nova organização das relações de produção.
O sistema existente em torno dos meios de produção é a base de toda e qualquer sociedade, pois todas as atividades, independente de qual seja o ramo, estão baseadas nas relações de produção. Sendo assim, pode-se afirmar que a forma de produção capitalista é também uma forma de dominação, pois todos os indivíduos de uma sociedade são, de certo modo, escravos da economia capitalista. Enquanto buscamos possuir cada vez mais bens, estamos alimentando o sistema capitalistas, onde somos ao mesmo tempo produtos e produtores.
Num sistema capitalista, boa parcela da sociedade se transforma em produto e produtor ao mesmo tempo, na medida em que são trabalhadores assalariados pagos por ela própria
(burguesia) e todas as relações dentro desse sistema