Ciência Polítca - Semana 2
Retórica: é a arte de falar bem.
Oratória: é um termo que designa falar bem em público.
Objetivo:
Analisar as estratégias usadas pelos sujeitos políticos em seus discursos.
Compreender o conceito e as estruturas da retórica política.
1 – As estratégias do discurso político.
Discutir o conceito de retórica, e demonstrar como se opera e estrutura a oratória e a argumentação política.
1.1 – A retórica política.
A retórica é uma dinâmica de comunicação dos atores políticos, ou seja, a razão ideológica de identificação imaginária da verdade política. Os atores do campo político fazem parte das diversas cenas de vozes comunicantes de um enredo permeado pelo desafio do reconhecimento social, isto é, o consenso, a rejeição ou adesão. Suas ações realizam vários eventos: audiências públicas, debates, reuniões, e hoje principalmente, a ocupação do espaço midiático. Precisam de filiações, estabelecendo organizações, que se sustentam pelo mesmo sistema de crença político articuladora de ritos e mitos pela via de procedimentos retóricos.
A retórica além de ser a arte da persuasão pelo discurso; é também a teoria e o ensinamento dos discursos verbais da linguagem escrita e oral que tornam um discurso persuasivo para seu receptor. Segundo Aristóteles, a função da retórica não seria somente persuadir, mas ver o que cada caso comporta de persuasivo.
2 – As estratégias do discurso público.
Apresentar como se articula e se dá a persuasão dos discursos políticos.
2.1 – A persuasão política.
Sendo a política um domínio de prática social que se enfrentam relações de força simbólicas para a conquista e a gestão de um poder, ela só pode ser exercida na condição mínima de ser fundada sobre uma legitimidade adquirida e atribuída. Mas isso não é suficiente, pois o sujeito político deve também se mostrar crível e persuadir o maior número de indivíduos de que ele partilha certos valores. É o que coloca a instância política na perspectiva de ter que articular