Os fenômenos Psicológico
As pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
O senso comum é o conhecimento da vida cotidiana, como sentimos a realidade. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada.
O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a fazer o liquidificador funcionar, etc. E é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias “teorias”; na realidade, um conhecimento que, numa interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas etc. O senso comum mistura e recicla saberes, muito mais especializado, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
Apenas com o senso comum, não seria suficiente para o desenvolvimento humano. Assim temos várias áreas do conhecimento humano como: a Ciência que permitiu ao Homem chegar a Lua, Filosofia que se preocupa com a origem do homem e o seu significado, a Religião formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, e a Arte que é a expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade.
Para entender nossa Psicologia precisou ter claro a diferença entre senso comum e ciência para