Ciência dos materiais
•
Definição:
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (fabricado a partir de sucata); elevada a usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fuidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação. Propriedades:
Apresenta-se micro estruturalmente com carbono na forma livre, grafita, em morfologia de lamelas e carbono na forma combinada, cementita. Neste caso, os principais elementos de liga são o carbono e o silício, podendo haver outros, como o manganês, cromo e cobre que irão conferir aos fundidos outras características exigidas. Sua superfície de fratura apresenta coloração cinza escuro.
Aplicações:
Indústria de máquinas e equipamentos,indústria automobilística, indústria ferroviária e indústria naval.
Ferro fundido branco
• Definição:
Menos comum que o ferro fundido cinzento, o branco é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão.
Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o carbono encontra-se combinado com o ferro, resultando em elevada dureza e elevada resistência a abrasão.
Praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material.
• Propriedades:
Apresenta-se micro estruturalmente com predominância do carbono na forma combinada devido à baixa porcentagem de silício e a adição de outros elementos como cromo, que é estabilizador da cementita, o que confere ao material a característica de maior resistência ao desgaste. Sua superfície de fratura apresenta coloração clara e brilhante.
Aplicações:
É utilizado na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras e outros