Ciência dos Materiais
Dentre os materiais mais comuns, podemos citar: metais, vidros, polímeros e elastômeros. Exemplos são: alicates, garrafas de vidro, jarra de plástico e pneu, respectivamente.
2. Propriedades mecânicas:
2.1. O que é módulo de elasticidade? Qual o módulo de elasticidade do aço 1020 e do alumínio 2024?
O módulo de Young ou módulo de elasticidade é um parâmetro mecânico que proporciona uma medida da rigidez de um material sólido. É um parâmetro fundamental para a engenharia e aplicação de materiais, pois está associado com a descrição de várias outras propriedades mecânicas, como por exemplo, a tensão de escoamento, a tensão de ruptura, a variação de temperatura crítica para a propagação de trincas sob a ação de choque térmico, etc.
É uma propriedade intrínseca dos materiais, dependente da composição química, microestrutura e defeitos (poros e trincas), que pode ser obtida da razão entre a tensão exercida e a deformação sofrida pelo material. Tensão corresponde a uma força ou carga, por unidade de área, aplicada sobre um material, e deformação é a mudança nas dimensões, por unidade da dimensão original. Assim, o módulo de Young é dado por:
Aço 1020: 210GPa
Alumínio 2024: 73000-74000 Mpa
2.2. O que é tensão de escoamento? Qual a tensão de escoamento do aço 1020 e do alumínio 2024?
No regime elástico o material suporta uma tensão máxima que é chamada de Tensão de escoamento, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke e começa a sofrer deformação plástica.
Aço 1020: 210 Mpa
Alumínio 2024: 338 Mpa
2.3. O que é tensão máxima?
É a maior tensão à qual o material pode sofrer antes da sua ruptura.
2.4. O que é material dúctil? Cite 3 exemplos de materiais dúcteis.
A ductilidade é a capacidade de um material sólido para deformar sob uma tensão até o momento de sua fratura. A maleabilidade, uma propriedade parecida, é a