Ciência dos Materiais
Ciência dos materiais é o ramo da ciência relativo ao estudo dos materiais e a relação entre as suas propriedades, estrutura, desempenho, formas de caracterização e processamento. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vez delimitam o seu desempenho, enquanto que a Engenharia de Materiais é um ramo da engenharia em que os conhecimentos de física e química são, sobretudo, utilizados no estudo, planeamento, produção, entre outros, de materiais (tradicionais ou avançados) para as mais diversas aplicações. Cabe ao engenheiro de materiais estudar a estrutura, as propriedades, as aplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas áreas de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos. Dessa forma, podemos concluir que ambas estão relacionadas e dependem uma da outra.
2-Defina os seguintes termos:
Composição: A palavra composição pode se referir a vários significados diferentes. Tratando-se de Tecnologia dos materiais, podemos pensar em composição química, que é o conjunto de moléculas dos elementos químicos constituintes de certa substância.
Estrutura: Uma estrutura define do que um sistema é feito, ou seja, uma configuração de itens. Por exemplo: estruturas atômicas, estruturas químicas, etc. Em tecnologia dos materiais é a forma como os átomos, íons ou moléculas estão arranjados espacialmente.
Síntese: Ato ou efeito de sintetizar. Síntese também pode ser entendida como obtenção de um todo a partir dos componentes primordiais.
Processamento: Processamento é uma operação de transformação. Neste processo o material sofre modificações na sua estrutura que alteram as suas propriedades.
3- Quais os diferentes níveis de estrutura de um material?
Um material pode ser estudado em quatro níveis de estruturas diferentes. O primeiro é o nível subatômico que estuda o átomo individualmente e o comportamento de seu núcleo e