Resenha -Filme Revelações (The Human Stain)

464 palavras 2 páginas
Revelações (The Human Stain)

Assistir ao filme “Revelações”, trabalho que apenas ratifica a qualidade da extensa lista do roteirista Nicholas Meyer (Atração Fatal e outros), bem como da do diretor Robert Benton (Kramer x Kramer), traz, a meu ver, além do prazer de assistir um filme de ótima produção e elenco primoroso, reflexões interessantíssimas enquanto profissionais de comunicação e mesmo para pessoas não ligadas a esta área.
Na obra, o Professor universitário Colleman Silk (Anthony Hopkins), utiliza um termo da língua inglesa com diversos significados, referindo-se a dois de seus alunos. Dentre os sinônimos da palavra utilizada (spook), estão termos pejorativos que aliados a uma interpretação particular e muitas vezes tendenciosa de alguns personagens da trama, geram grande polêmica desencadeando então, uma série de acontecimentos que mudam abruptamente a sequência de vida do personagem central.
De maneira geral, todos os idiomas têm suas “armadilhas”. Não obstante, é possível utilizar termos com sentidos variados sem ter que dar tantas explicações para justificar o seu emprego, como fez inutilmente o professor Colleman. Para isso é preciso em primeiro plano que estejamos atentos ao contexto da situação na qual emitimos a nossa mensagem e principalmente, verificar se da forma que nos expressamos, caso estivéssemos na recepção daquele conteúdo, teríamos claramente a ideia do que estamos tentando passar.
O filme deixa de maneira forte, uma sensação de que tudo seria bem diferente se “aquela” palavra não estivesse ali literalmente roubando a cena do discurso. Isso, porque diante do estrago causado nos receptores pelo seu uso, todas as outras informações transmitidas tornaram-se secundárias. Além do mais, o ser humano tende a reagir de imediato guiado pela primeira interpretação do que ouve ou lê e mesmo as possíveis retificações ou até retratações posteriores não alcançarão o entendimento com a mesma profundidade.
Produzir conteúdo é uma responsabilidade

Relacionados

  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas