Ciência dos Materiais
A deformação plástica modifica a estrutura interna de um material e consequentemente suas propriedades. O quantum de trabalho a frio, realizado sobre um material pode ser calculado com deltaA/Aox100 ( redução em porcentagem da área transversal do material )
Encruamento: a medida que aumenta o trabalho a frio, aumenta-se o número de discordância em tamanho e entrelaçamento. O entrelaçamento ocorre pois os movimentos de uma discordância interfere em outros. Quanto maior o entrelaçamento maior a tensão crítica de cisalhamento, i.e., maior a tensão necessária para romper o material.
A esse aumento de dureza ocasionado por trabalho a frio dá-se o nome de encruamento. Esse processo aumenta mais o limite de escoamento do que o de resistência e os dois se aproximam da tensão verdadeira de ruptura.
Recristalização: formação de novos cristais a partir de cristais deformados. Quando os metais estão deformados, há muita energia armazenada devido as discordâncias e imperfeições pontuais. Quando há um deslocamento dos átomos visando um arranjo menos deformado, ocorre a recristalização. Isso ocorre mais facilmente com o aumento da temperatura, pois há um maior fornecimento de energia para que os átomos se movam. Esse processo é chamado de recozimento. O processo de recristalização faz com que a dureza caia abruptamente. Aceita-se como um parâmetro de medição do valor da temperatura de recristalização ( valor aonde a dureza decresce rapidamente ) Tr como 0,3 a 0,6Tm ( temperatura absoluta de fusão ). O tempo também influencia o processo de recristalização.
Em um mesmo intervalo de tempo:
->Quanto maior o encruamento, menor a temperatura para a recristalização. Isso se deve ao fato de que um material severamente trabalhado a frio, já possui energia armazenada o suficiente para os átomos se rearranjarem no interior do grão recozido.
->Materiais puros também se recristalizam em temperaturas menores.
Obs.: Trabalhos feito a quente, não