agroindustria
Atividade de Geografia para casa- População urbana e rural nas regiões brasileiras
De acordo com os gráficos da página 227 do livro Geografia para o Ensino Médio podemos perceber que a urbanização do Brasil não foi um processo igualitário, pelo contrario, ela se concentrou na região sudeste.
Esse processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desordenada, com a grande migração que trocou os campos pelas cidades.
O crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de novas cidades, principalmente com o surgimento de novas indústrias que possibilitaram novos empregos para a população que estava chegando.
O nível de população urbana na região sudeste cresceu drasticamente no período entre 1940 – 2000. Atualmente mais de nove décimo da população do sudeste vivem em centros urbanos. O conjunto de fatores promoveu a urbanização da região e a expansão das áreas metropolitanas. Em algum tempo houve grandes mudanças na paisagem urbanas por causa da acelerada urbanização, dando inicio as metrópoles. Na segunda metade do século XX, o Brasil entrou no processo de industrialização, além disso, o capital estrangeiro começou a entrar no Brasil com a chegada das multinacionais de vários segmentos, dentre esses estavam a produção de máquinas e equipamentos destinados à atividade rural, nesse mesmo período começa também a produção para exportação que provocou a expansão de áreas cultivadas, a partir daí inicia o processo de modernização do campo.
Já na região nordeste não foi assim. Nessa região surgiu um dos primeiros núcleos urbanos do Brasil. De acordo com o IBGE, a principal aglomeração urbana da região nordeste é Recife. Com a implantação dos polos industriais o espaço nordestino passou a se integrar às regiões mais desenvolvidas, estabelecendo novas articulações com os processos e com a dinâmica do país. A região sul apresenta o indice mais baixo de