Ciência da vida
A biologia é a ciência que estuda os seres vivos (plantas e animais), ou seja é o estudo da vida. A biologia abrange o funcionamento dos organismos vivos desde a escala molecular e subcelular até o nível populacional, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico.
A biologia pode ser dividida didaticamente em várias outras áreas, cada uma abrangendo um determinado estudo biológico. Basicamente podemos dividir a Biologia em: Bioquímica, Citologia, Histologia, Anatomia, Fisiologia, Ecologia, Anatomia e Genética.
A Bioquímica é a ciência que estuda os processos biológicos e os elementos químicos no interior das células, seja ele animal ou vegetal. Na citologia temos o estudo das células e seus componentes, na histologia temos o estudo dos tecidos e suas funções, na anatomia temos o estudo da forma anatômica, localização e das relações que existem entre os órgãos e sistemas formados, na fisiologia temos o estudo das funções de cada órgão e sistemas, na ecologia temos o estudo dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que eles vivem, por fim, na genética temos a ciência que estuda o material genético e todos os seus mecanismos de ação.
Vale ressaltar que esta divisão é apenas didática, sendo que a Biologia é uma ciência plena. Sendo que, dentro de cada uma dessas áreas podemos encontrar novas divisões e subdivisões. Vale lembrar que as células animais e vegetais estão incluídas dentro de cada uma dessas divisões e que o estudo separado das mesmas está compreendido entre a Zoologia (animais) e a botânica (plantas).
Embora nem sempre analisar o todo, por meio de suas partes, corresponda fielmente ao real, seria basicamente impossível estudar a Biologia sem que na mesma houvesse divisões, considerando a sua abrangência. Esse texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência. São elas:
- Citologia (ou Biologia Celular), como o nome sugere, é responsável pelo estudo das células: sua composição,