ciência da computação
O que é? Big data é um conceito, onde uma grande quantidade de dados vão ser coletados nos quais são eles, ao realizar um comentário pela sua página de Rede Sociais, ao fazer uma busca em Sites de Pesquisas, ao escolher uma caminho no seu GPS, esses dados vão ser analisados por grandes empresas transformá-los em informações e passar a usá-los para tomar decisões cabíveis na sua empresa.
Para que serve? Se determinada empresa obtiver estes dados em mãos, poderá realizar uma campanha de marketing mais eficiente e com resultados satisfatórios, não basta ter um oceano de dados sem saber lidar com informações, nos dias de hoje já existe pesquisa que comprova a eficiência do conceito “Big Data” por exemplo, na rede de supermercados Americana Walmart, realizou uma busca e notou que no carrinho de compras dos pais que ia aos seus estabelecimentos para comprar fraudas para o seus filhos acabava comprando cerveja, montar a prateleira com fraudas e cervejas uma do lado da outra, obtiveram o aumento de 40%, fato curioso que veio dando certo.
Quais são seus aspectos? A base do conceito é formado por “Vs” nos quais são eles: Velocidade, Volume, Variedade - Velocidade: o tempo para obter todos esses dados nas quais seria armazenados e atualizados. - Volume: A enorme quantidade de dados que cresce cada vez mais durante todo o tempo. - Variedade: Com a grande quantidade de dados temos a variação deles com diversas fontes, onde que cada dado não deve ser associado a outros, entre essas fontes temos documentos, vídeos, textos, áudio, vídeos entre outros.
Com tantos aspectos (Volume + Velocidade + Variedade) não valeria de nada se não fosse de fato verdadeiro todos esses dados, pois hoje em dia quem possuem informações ganha vantagens em relação aos demais, assim caracterizando o Big Data.
Referências bibliográficas: