hbtg

6330 palavras 26 páginas
Tratamento de águas

O uso da ciência em prol

da vida

TECNOLOGIA QÍMICA
Profº Roberval Serafim.

Água- Substância indispensável à vida

Quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade satisfatória, é fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social da comunidade. Quando insuficiente ou impura pode tornar-se causa ou instrumento de propagação de muitas doenças como febre tifóide, e paratifóide, as disenterias bacilar e amebiana, as helmintoses, a cólera, a gastroenterite e até mesmo a hepatite infecciosa e a poliomielite.
Na natureza podemos encontrar dois tipos de água:
1) Águas de profundidade- São provenientes de poços . Normalmente uma parte da chuva se infiltra através do solo, alcançando o nível freático, abaixo do qual todos os espaços são ocupados pela água. Esta água flui internamente e o contato com rochas e terra, normalmente eleva o seu conteúdo de sólidos dissolvidos.
2) Águas de superfície- São provenientes de rios, lagos e etc. Ao contrário das de profundidade, tendem a conter um menor teor de sólidos dissolvidos, porém, sua composição tende a ser mais variável e pode apresentar teores mais altos de matéria orgânica.
Para que seja um produto de qualidade, a água que recebemos em casa e a que é usada nas indústrias passa por diversos procedimentos técnicos com a finalidade de torna-la própria para uso.
Os sistemas de tratamento de água são processos realizados na água bruta, visando obter um produto potável, química e bacteriologicamente seguro para consumo humano.
Para tanto, é necessário remover ou destruir quaisquer microorganismos nocivos, substâncias químicas prejudiciais, bem como materiais, sejas em suspensão ou em solução, prejudiciais à aparência ou ao aspecto estético da água.

Segundo a legislação do Estado de São Paulo, a definição mais correta para poluição é :
“ Qualquer alteração das propriedades físico químicas e biológicas das águas que possa constituir

Relacionados

  • Volumetria E Complexa O
    904 palavras | 4 páginas