Civilização egipcia
1- No item 1-“História Política ao tempo dos faraós” (p.22-25), o autor faz uma periodização da História do Egito Antigo em Antigo Reino, Médio Reino e Império. Faça uma Síntese de cada um destes períodos.
O Antigo Reino, o Egito foi unificado numa única unidade, nesse período houve seis dinastia de faraós nesse tempo os faraós eram considerado filhos do deus-sol é proibido de se casar com qualquer mulher se não uma de suas irmãs, para que o sangue divino não contaminasse.Sua autoridade era limitada pela lei antiga ,até eles estavam sujeitos a ela.
Não se separava Justiça e Política, neste tempo não havia o caráter militar nos egípcios, eles se contentavam em seguir seu destino e deixar as demais nações em paz. O final desse período é marcado pelas construções das pirâmides onde os faraós faziam investimentos altos. Ao mesmo tempo as nobres províncias usurpavam uma crescente parcela do poder, até a autoridade central desaparecer.
No médio reino, revelou uma maior responsabilidade social que o antigo reino. Na XI dinastia não pode enfrentar o poder dos nobres, mas na XII dinastia conseguiu isso devido a um governo forte, devido à aliança com uma classe media composta por funcionários, mercadores, artificiais e agricultores. Essa aliança controla a nobreza e assenta um alicerce de prosperidade sem precedentes.
Nesse período também houve progresso na justiça social e muito desenvolvimento intelectual, e obras públicas que beneficiaram a todos. Também teve a democratização da religião, o que incluiu as pessoas comuns na esperança de salvação. Ela passa a dar relevo a uma correta conduta moral, deixando de ser um ritual dependente da riqueza. Esses motivos tornam a XII dinastia como a época clássica do Egito.
O império se da após a ascensão de Amósis. Nessa época o país foi governado por três dinastias de faraós: á XVII, XIX e a XX. A política dominante era mais pacifica e isolacionistas, pois um espírito do agressivo imperialismo