Citoplasma
Apesar de sua diversidade, todas as células compartilham, ao menos três características: apresentam membrana plasmática, que isola a célula do ambiente externo e controla a passagem de substâncias; contêm citoplasma, formado por um liquido gelatinoso (citosol) e por estruturas e substancias necessárias ás funções vitais; possuem material genético (DNA), no qual estão inscritas informações em código que controlam todo o funcionamento celular. Aqui vamos falar sobre o citoplasma, suas organelas e as funções e composição de cada uma delas.
Organização do citoplasma
Situado entre a membrana plasmática e o núcleo é bem diferente do que imaginaram aqueles citologistas pioneiros. Além da parte fluida, o citoplasma contém bolsas e canais membranosos e organelas ou orgânulos citoplasmáticos, que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte. São algumas delas:
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatadas e interconectadas, que comunicam-se com o envoltório nuclear (carioteca).
O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – os ribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol). Já o retículo endoplasmático liso (REL) é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa.
Funções do retículo endoplasmático: Produção de lipídios; Desintoxicação; Armazenamento de substâncias; Produção de proteínas
[pic]
Lisossomos
Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são