Recreação
JOGOS COOPERATIVOS
NOME RA.
EDSON WAKIYAMA DE MEDEIROS 412202029
JOSIEL DOS SANTOS 412202327
PEDRO HENRIQUE BARBOSA CARDOZO 412202729
RENATO
ROQUE MESSIAS DA SILVA 412202649
VINICIUS ASSUNÇÃO 412201390
DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS:
“O jogo cooperativo, segundo Amaral (2004), busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um objetivo comum. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo, é o que cada um deles tem para oferecer no momento da atividade, para que o grupo consiga agir com mais eficiência nas tarefas.”
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.
Jogos Cooperativos são usados para integração das pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.
O jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo,ou seja, o que uma pessoa não consegue cumprir a outra, tentará em seu lugar e assim por diante.
Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupo, muito por não existir uma faixa etária específica em cada jogo, desde crianças até adultos. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.
Libertam da competição: o objetivo é que todos participem