Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas
1. Lisossomos: São bolsas membranosas com enzimas digestivas, responsáveis por digerir substancias que penetram na célula por pinocitose e fagocitose e estruturas celulares desgastadas.
2. Complexo de Golgi: São bolsas membranosas achatadas e empilhadas como pratos, cada uma dessas pilhas é denominada Dictiossomo. Sua função é como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substancias na célula. Seu principal papel é de eliminação de substancias que atuam fora da célula, ou seja, secreção celular.
3. Retículo Endoplasmático: há dois tipos, sendo o Reticulo Endoplasmático Rugoso (RER), que é formado por sacos achatados de membranas rugosas, devido á presença de grânulos (ribossomos) aderidos á sua superfície externa. E há o Reticulo Endoplasmático Liso (REL), formado por estruturas membranosas tubulares, sem a adesão de ribossomos, portanto de superfície lisa. As funções principais do REL é produção de Lipídios, desintoxicação e armazenamento de substancias, e o RER é o principal responsável pela produção de proteínas da célula.
4. Ribossomos: São grânulos encontrados de forma livre no Citosol, e aderidos ao Reticulo Endoplasmático. Sua principal função é a síntese proteica.
5. Mitocôndrias: São estruturas membranosas responsáveis principalmente pela