Ciclose em células de Elodea
A ciclose é uma corrente resultante do movimento do citoplasma, que arrasta organelas em suspensão de forma passiva e ordenada. A ciclose facilita o intercâmbio de materiais dentro da célula e desta com meio externo, embora não seja sua principal função. Esse fenômeno pode ser observado nas células de Elodea, quando colocadas no microscópio óptico.
Em células vegetais vivas, observa-se que os movimentos do citoplasma são constantes. Organelas e partículas participam de uma corrente citoplasmática, no caso chamada, ciclose, pois seu movimento é circular em torno do vacúolo centra. O movimento é baseado na interação dos filamentos de actina com miosina. A miosina (molécula de proteína) contém ATpase em sua “cabeça”, que é ativada pela actina; A ATpase é uma enzima que hidrolisa ATP, liberando energia. Aparentemente, as organelas na corrente citoplasmática estão indiretamente unidas aos filamentos de actina por moléculas de miosina, que usam a energia liberada pela hidrólise do ATP para caminhar ao longo dos filamentos de actina puxando com elas as organelas. A corrente sempre ocorre das terminações negativas para as positivas dos filamentos de actina os quais estão todos igualmente orientados dentro de um feixe.
Segundo Lehninger (2000), os filamentos de actina ligam-se a uma família de proteína chamadas de miosina, enzimas que usam a energia de quebra do ATP para se moverem ao longo do filamento de actina numa direção. Os membros mais simples dessa família como a miosina I possui uma cabeça globular e cauda curta. A cabeça liga-se e move-se ao longo de um filamento de actina, impulsionada pela quebra do ATP. A região caudal liga-se a proteína na membrana de uma organela citoplasmática, arrastando a organela à medida que a cabeça da miosina se move ao longo do filamento de actina. Parece que miosina desse tipo liga-se a várias organelas no citoplasma
Observou-se que a região mais externa do citoplasma é relativamente imóvel enquanto a região mais