citoplasma 2015
As células animais utilizam suas organelas de síntese como instrumento para a produção de todos os elementos necessários à composição de suas biomembranas, citoplasma e núcleo. Como organismos heterótrofos, necessitam captar precursores de seus processos de síntese do meio extracelular, obtidos através da alimentação. Alguns desses precursores quando absorvidos pela célula podem ser imediatamente direcionados para os processos de síntese, servindo ao propósito funcional de trabalho da célula em questão. Porém há células que ao absorverem tais compostos tem por propósito o armazenamento, como reserva para o organismo, sendo essas substâncias mobilizadas e disponibilizadas via sanguínea ou linfática quando necessário.
A natureza das substâncias absorvidas, quer sejam destinadas à síntese e secreção (trabalho) ou armazenamento (depósito), corresponde a três tipos básicos de substrato orgânico – proteínas, lipídios e carboidratos.
CITOPLASMA
COMPONENTES DO CITOPLASMA: 1. matriz citoplasmática ou hialoplasma ou citosol; 2.depósitos ou inclusões citoplasmáticas; 3. citoesqueleto e 4. organelas citoplasmáticas
1. MATRIZ CITOPLASMÁTICA OU HIALOPLASMA OU CITOSOL - consistência variável entre um sol e um gel, contém água, íons diversos, aminoácidos, precursores dos ácidos nucléicos, numerosas enzimas que participam da degradação e síntese de hidratos de carbono, de ácidos graxos, de aminoácidos e de outras moléculas produzidas pela célula (SOLUÇÃO DE ENZIMAS, METABÓLITOS, ÍONS E ÁGUA)
2. DEPÓSITOS OU INCLUSÕES CITOPLASMÁTICAS - depósitos transitórios constituídos de reserva de nutrientes ou moléculas de outra natureza (Exs: Gotículas de lipídios, grânulos de glicogênio e pigmentos).
3. CITOESQUELETO - constitui-se de um conjunto de proteínas que, associadas a um grande número de proteínas colaboradoras, polimerizam estruturas fibrilares ou tubulares presentes no citoplasma e no interior do núcleo.