fase m
Curso de Engenharia Agronômica
FASE M
Palmas - TO
2015
Flávia Cunha Barbosa
FASE M
Resumo, referente à disciplina de Biologia Celular do Curso de Engenharia Agronômica da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS).
Professor: Renato Eurípides Nascimento
Palmas - TO
2015
FASE M
A fase mitótica embora varie em aspectos mínimos de uns organismos para os outros, é basicamente semelhante na maior parte das células eucarióticas (MOREIRA, 2012).
Durante a divisão celular, dois aspectos importantes acontecem (GUIA DO ESTUDANTE, 2015):
Divisão do núcleo (mitose, cariotomia ou cariocinese);
Divisão do citoplasma (citocinese ou citodierese). Segundo Moreira (2012), a mitose pode ser dividida em quatro fases embora seja um processo contínuo, são elas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Conforme figura 01 a seguir:
Figura 01: Fases da Mitose
Prófase: nesta etapa a cromatina condensa-se gradualmente em cromossomas bem definidos. Os centríolos afastam-se para polos opostos, formando entre eles o fuso acromático. O nucléolo desintegra-se determinando o final da etapa e o invólucro nuclear desagrega-se.
Metáfase: os cromossomas atingem a sua máxima condensação. Os cromossomas no centro do fuso, alinham-se no plano equatorial da célula, formando a chamada placa equatorial.
Anáfase: é a fase da separação simultânea de todos os cromatídeos. Os cromossomas iniciam a ascensão polar ao longo dos feixes de microtúbulos. No final da Anáfase dois conjuntos idênticos de cromossomas encontram-se em cada polo da célula.
Telófase: as fibras do fuso acromático desorganizam-se, os cromossomas começam a descondensar, tornando-se novamente indistintos. O nucléolo é reconstituído e cada célula-filha entra na interfase.
Após o processo da mitose, ocorre a divisão do citoplasma, chamada citocinese.
A divisão do citoplasma ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse