Fases Dos M Todos Estat Sticos
Estatística:
É uma junção de métodos, para facilitar a organização e a coleta de dados de um determinado estudo
Fases dos Métodos Estatísticos
Coleta de Dados
- Direta: É quando os elementos são obrigatórios. EX:(nascimentos, casamentos e óbitos)
A coleta direta de dados pode ser classificada relativamente ao fator tempo em:
A. contínua (registro) – Quando os dados estudados são contínuos, EX: (Frequência de alunos, quantidade de leite que uma vaca possui estes exemplos são considerados como continuo, pois podem assumir qualquer valor) ; B. periódica – Quando feita em intervalos constantes de tempo. EX: (censos realizados de 10 em 10 anos e avaliações mensais de alunos); C. ocasional – quando feita extemporaneamente, tem como finalidade atender alguma necessidade de urgência. EX: (Casos de epidemia)
A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como exemplo, podemos citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.
Crítica dos Dados
Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros ou de certo vulto, que possam influir sensivelmente nos resultados.
A crítica é externa quando visa às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas; é interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.
Apuração dos Dados
Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.
Exposição ou Apresentação dos Dados
Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que está sendo