Trabalho Psicanalise
Histeria: A histeria é uma neurose caracterizada por quadros clínicos variados. Sua originalidade reside no fato de que os conflitos psíquicos inconscientes se exprimem de maneira teatral e sob a forma de simbolizações, através de sintomas corporais paroxísticos (ataques de convulsões de aparência epiléptica) ou duradouros (paralisias, contraturas, cegueira).
Fantasia: Correlato da elaboração da noção de realidade psíquica e do abandono da teoria da sedução; designa a vida imaginaria do sujeito e a maneira como este representa para si mesmo sua historia ou a historia de suas origens, fala se então fantasia originaria.
Hipnose: Estado alterado de consciência (sonambulismo ou estado hipnóide) provocado pela sugestão de uma pessoa em outra.
Associação livre: Regra fundamental
Regra fundamental: Regra constitutiva da situação psicanalítica segundo o qual o paciente deve esforçar se por dizer tudo o que lhe vier a cabeça, principalmente aquilo que se sentir tentado a omitir, seja por que razão for.
Catarse: Chama se de método catártico e procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus aflitos patogênicos e então ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a que eles estão ligados.
Elaboração: Termo usado para designar um trabalho inconsciente que é próprio do tratamento psicanalítico.
Repressão: A repressão é uma operação psíquica que tende a suprimir conscientemente uma ideia ou um afeto cujo conteúdo é desagradável.
Resistência: Conjunto das reações de um analisando cujas manifestações, no contexto do tratamento, criam obstáculos ao desenrolar da analise.
Condensação: Um dos principais mecanismos do funcionamento do inconsciente. A condensação efetua a fusão de diversas ideias do pensamento inconsciente, em especial no sonho, para desembocar numa única imagem no conteúdo manifesto, consciente.
Deslocamento: Processo psíquico inconsciente, o deslocamento, por meio de um