trabalho bio ceel
A origem da vida sempre foi um ponto muito estudado por cientistas, porém, alguns passos desta origem ainda não foram descobertos ou descritos detalhadamente. Pois é muito mais fácil verificar o que vem logo antes ou logo depois de algo, com relação à origem da vida não há nada com que comparar.
Estudiosos comprovaram através de um estudo com rochas de 3 bilhões e 800 milhões de anos que nesse período já existia vida, pois as rochas eram ricas em carbono, um composto orgânico. Com outros estudos, chegaram a conclusão que a vida se originou por volta de 4 bilhões de 400 milhões de anos atrás.
Há 4 bilhões de anos atrás não havia oxigênio na terra nem camada de ozônio. A atmosfera da Terra continha amônia, gás carbônico, vapor d’água, metano, hidrogênio e sulfeto de hidrogênio, o oxigênio só viria aparecer depois, graças à fotossíntese por seres unicelulares autotróficos. A superfície do planeta era composta por grandes oceanos e lagos que continham grandes quantidades de moléculas inorgânicas, essa massa líquida da Terra foi denominada pelos cientistas de sopa ou caldo primordial, de onde provavelmente surgiram os primeiros compostos orgânicos pela combinação desses compostos inorgânicos estimulados por fatores externos como descargas elétricas das tempestades, luz do Sol, radiação, e etc.
Substâncias relativamente complexas se formaram por síntese prebiótica, ou seja, sem a participação de seres vivos. Nesse caldo primordial foram originados as primeiras proteínas e ácidos nucleicos, supõe-se então que o RNA se originou aí. Provavelmente ao acaso formaram-se camadas fosfolipídicas, que poderiam ser envoltas de ácidos ribonucleicos, proteínas, nucleotídeos e outras moléculas, formando assim a primeira célula. O DNA provavelmente formou-se a partir da polimerização de nucleotídeos sobre um molde de RNA e esses dois ácidos passaram a determinar quais tipos de proteínas seriam sintetizadas.
As primeiras células originadas