citologia
As células são as unidades funcionais e estruturais de todos os seres vivos, sendo a sua caracterização de grande importância conceitual para o avanço dos estudos biológicos, tendo em vista de que se trata de um tema unificador para o estudo da matéria viva. Células possuem uma grande variação morfológica e estrutural, e abaixo listamos os principais tipos celulares:
Células procarionte
A célula procarionte apresenta material genético disperso no citoplasma, evidenciado numa região chamada de nucleie. Além da ausência da membrana nuclear, esta célula não possui nenhum tipo de compartimento membranar citoplasmático, retículos, complexo de Golgi e outras organelas. Embora não possua estruturas membranosas, possuem ribossomos responsáveis pela sua síntese proteica. Os organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias (cianofíceas) são os únicos seres que apresentam este tipo celular.
Células eucarionte
A célula eucarionte apresenta material genético compartimentalizado no núcleo celular. A presença de outros compartimentos membranares citoplasmáticos como o retículo, mitocôndrias e o complexo golgiense favorecem o aumento da eficiência metabólica da célula. Todos os demais seres vivos (protoctistas, fungos, plantas e animais) possuem este tipo celular. As células eucariontes animais e vegetais possuem também importantes diferenças que serão descritas a seguir no próximo texto.
Células eucariontes: animal e vegetal
Células animais
As células animais possuem, como todas as células eucariontes, núcleo individualizado, retículo endoplasmático, complexo golgiense, ribossomos e mitocôndrias. Como os animais necessitam utilizar alimentos produzidos por outros seres, possuem uma organela cuja função é a digestão intracelular – os lisossomos. Diferentemente das plantas superiores, as células animais possuem centríolos responsáveis pela formação de seus cílios e flagelos, bem como pela orientação da divisão